Força de vontade pra quê?

Você gostaria de ter mais autocontrole? Todos nós temos momentos em que nossa força de vontade parece falhar e aí é quando as más escolhas acontecem. Apesar de nossas melhores intenções, perdemos nossa paciência, descontamos raiva nos outros, compramos coisas que nunca usaremos e falhamos na luta para priorizar nosso bem-estar. Mas você pode realmente melhorar seu autocontrole, sua força de vontade?

“Quando se trata de força de vontade, a maioria das pessoas pensa que seria melhor se tivessem mais”, explicou o professor Roy Baumeister, um dos principais pesquisadores sobre força de vontade e autocontrole no mundo; “Afinal, a força de vontade dá-lhe o poder de regular e expressar o melhor de si mesmo”.

Os primeiros estudos revolucionários de Roy sugeriram que sua força de vontade poderia funcionar como um músculo que se cansa quando você o exercita, mas se você exercitar muito, parece se fortalecer ao longo do tempo. Mais uma vez, Roy e seus colegas descobriram que se envolver em tarefas que exigem que você controle seus impulsos – como resistir a guloseimas enquanto está com fome – resulta em menos autocontrole em uma tarefa a seguir que também exige um exercício de força de vontade. Em um experimento interessante, participantes famintos foram convidados para comer rabanetes, enquanto outros receberam biscoitos de chocolate. Em seguida, aqueles que foram convidados a comer rabanetes – ou seja, aqueles que tiveram que exercer força de vontade – desistiram muito mais rápido de resolver um quebra-cabeça complicado do que os outros.

A boa notícia foi que os estudos de Roy também sugeriram que o exercício da força de vontade poderia aumentar seu autocontrole. Por exemplo, quando os alunos foram convidados a acompanhar e monitorar sua ingestão de alimentos ou usar sua mão não dominante consistentemente para as tarefas, após várias semanas, eles mostraram maiores níveis de autocontrole em geral em suas vidas.

Então isso significa que você deve introduzir na sua vida um treino diário de força de vontade?

Recentemente, cientistas de todo o mundo têm desafiado as descobertas de que sua força de vontade é um recurso finito. De fato, a professora e pesquisadora, Carol Dweck e seus colegas descobriram que, quando as pessoas acreditam que sua força de vontade é ilimitada, elas tomam o cansaço como um sinal para cavar ainda mais fundo e encontrar mais recursos ao invés de desistir.

“Replicamos a descoberta de Carol e descobrimos que, quando você convence as pessoas de que elas têm força de vontade ilimitada, elas não demonstram imediatamente quando caem, o que foi nossa descoberta padrão”, disse Roy. “No entanto, não pareceram suportar um esgotamento mais severo. Assim como a crença de que você tem energia física ilimitada pode ajudá-lo a continuar ignorando inicialmente sentimentos de cansaço, mas sem combustível e recuperação, você acabará ficando sem energia, independentemente de quão forte sejam suas crenças “. A verdade é que ainda há muitas coisas para aprender sobre autocontrole e como a força de vontade pode ser melhorada. “Nossa tendência humana natural é querer interpretar os resultados da pesquisa como uma maneira de explicar tudo no mundo”, explicou Roy. “No entanto, isso muitas vezes é um fator dentre muitos outros”.

Então, por onde você pode começar quando se trata de melhorar a sua força de vontade?

Roy sugere que as três abordagens seguintes são importantes e vale a pena tentar, enquanto os pesquisadores continuam a aprender mais:

  • Exerça seu autocontrole regularmente – crie pequenas práticas diárias que exigem que você exerça seu autocontrole. Por exemplo, pode ser estar melhorando sua postura, completando tarefas usando sua mão não dominante ou evitando palavrões (se esse for um hábito para você!). Seja consistente durante várias semanas nesta prática e tente notar se isso está ajudando a fortalecer seu autocontrole em outras áreas de sua vida.
  • Mantenha seu corpo alimentado – parece que sua força de vontade está ligada ao sistema de energia do seu corpo. Quando seu auto-controle está em baixa e você está se sentindo esgotado, consumir algum alimento pode restaurar sua força de vontade pelo menos por um curto período de tempo. Então, se você perceber sua força de vontade diminuindo, tire um momento para restaurar a energia do seu corpo com uma boa comida.
  • Tome decisões com antecedência – se você teve uma boa noite de sono, parece que você acorda com um tanque cheio de força de vontade e, conforme vai usando ao longo do dia, você tem menos e menos. Isso significa que vale a pena tomar decisões importantes na parte da manhã – ou depois do almoço quando você alimentou seu corpo e sua força de vontade com boa comida (isso não funciona se você tiver um almoço de três martinis ou uma cerveja!) – e não mais tarde no dia quando é provável que não seja tão prudente.

E lembre-se, quando se trata de compreender o comportamento humano, mesmo os melhores estudos do mundo só nos dizem o que funciona para algumas pessoas, e tem suas limitações. Então, quando se trata de melhorar o seu bem-estar, é importante ser um praticante curioso e ativo para descobrir o que funciona melhor para você.

Então, aproveitando as dicas e o estímulo para buscar mais, o que VOCÊ pode fazer para melhorar a SUA força de vontade?

Compartilha com a gente aqui embaixo nos comentários! 😉