O que devo saber sobre foco no trabalho…

Onde está sua atenção?

Por que os pontos fracos são mais fortes do que os pontos fortes, se são pontos fracos?

Confuso, não?! Pois há uma barreira a ser ultrapassada na consciência das pessoas quando falamos em pontos fortes e pontos fracos. Proponho um repensar com mais cautela e menos repetição daquilo que já ouvimos ou vivemos. Se um ponto fraco nos deixa fragilizados em uma situação, por que continuamos a centralizar nossa energia nele? Há alguma coisa errada com nosso comportamento, concordam?

Existem empresas e pessoas que se tornaram reféns e muitas vezes vítimas por estarem sempre desenvolvendo suas estratégias com foco em eliminar os pontos fracos e não em maximizar os pontos fortes, e isso tem causado uma sequência interminável de problemas e fracassos.

Há mais de uma década atrás, 63% de nós acreditou que para se destacar e crescer no trabalho, era importante desenvolver nossos pontos fracos, ou seja, dedicar a crescer em nossas áreas de fraquezas. Hoje, no entanto, 64% das pessoas relatam que a construção dos pontos fortes – aquelas coisas que fazemos bem e gostamos de fazer – nos farão mais bem-sucedidos no trabalho.

Há uma revolução que acontece neste momento em locais de trabalho pelo mundo todo, e está sendo conduzida por pessoas como você e eu, mas que querem atingir o máximo de seu potencial e sabem que podem realizar muitas coisas com isso!

É totalmente possível uma realidade onde nós tenhamos trabalhos que drenam a nossa energia por estarmos desempenhando funções onde utilizamos nossos pontos fortes para produzir mais e melhor. Colocar seu foco em desenvolver e usar seus pontos fortes leva você a se sentir mais confiante, energizado e feliz no trabalho.

Por quê? Porque existem diversos estudos da Psicologia Positiva que demonstram que pessoas que têm a oportunidade de fazer o que fazem melhor em cada dia no trabalho são:

  • Mais felizes e têm mais energia;
  • Mais confiantes e criativas;
  • Mais engajadas e satisfeitas.

E as equipes que estão focadas em desenvolver as forças umas das outras relatam menor rotatividade, maior produtividade e maiores níveis de satisfação dos clientes. Portanto, ser concentrado nos pontos fortes é bom para você, sua equipe e sua organização.

Mas será que fazer mais o que você faz melhor a cada dia é tão simples como parece?  A realidade é que, apesar de nossas melhores intenções, a maioria de nós luta para encontrar o tempo para colocar nossos pontos fortes para trabalhar. E então ficamos por anos e anos envolvidos em nossa rotina e não fazemos nada para que nosso trabalho também seja um lugar de alegria, um assunto empolgante, uma história de amor!

Será que pode ser simples usar seus pontos fortes para aumentar seu nível de satisfação com sua vida? Sim! Comece buscando identificar quais são eles, sem receios nem vergonhas, sem modéstia e com muita confiança em você.

Eu verdadeiramente acredito que tudo que você precisa para se envolver mais com seu trabalho e se sentir realizado com isso, está dentro de você, e costumamos chamar de pontos fortes.

Dicas para reflexão:

  • Você se sente vinculado emocionalmente ao seu ambiente de trabalho?
  • Qual é a identidade que você adquiriu nas organizações em que trabalhou até agora?
  • Essa identidade foi construída sobre seus pontos fortes ou sobre suas fraquezas?

. Liste tudo aquilo que você mais gosta de fazer no trabalho e faz muito bem, e observe o quanto está usando isso no seu dia a dia.

Tenho certeza que agora já tem algumas respostas que vão te ajudar a colocar seu foco no lugar certo, o lugar que traz resultados de verdade para sua vida profissional.

Comente aqui embaixo sua experiência nessa busca… 😉 e se tiver dúvidas me escreve que te ajudo com muita alegria ( envie para contato@liluanidepaula.com)